Insônia!!!


Por Drauzio Varella:


A insônia se caracteriza pela incapacidade de conciliar o sono e pode manifestar-se em seu período inicial, intermediário ou final. O tempo necessário para um sono reparador varia de uma pessoa para outra. (Dauzio Varrela)




Por Camila Muniz:


Onze horas e começa tudo de novo...
O corpo cansado grita o lençol macio,
mas os olhos teimam em manter-ser alerta.
As noites que não me trazem o
sono, me prendem a um estado inerte de inquietação.
Vivo dias, meses e anos,
muitos em cada uma das noites em que o sono não vem.
O escuro me traz o medo,
e junto do medo uma realidade que não vivo.
Observando o céu às vezes
nublado, outras vezes banhado de estrelas,
suplico no silêncio um sonho onde
eu não esteja acordada.
Imagino a realidade não existente e me distraio...
Vou longe!
Quando volto, a noite ainda persiste em continuar,
ela me traz as pessoas, e eu me pego analisando o comportamento humano.
As pessoas me causam
medo, elas são tão cruéis, tão insanas...
Mais insanas do que minhas noites
de insônia.
Meia noite! Ainda consigo ouvir a TV, na tela só o que nós
insistimos em não enxergar...
Violência, a busca da perfeição estética, os
prazeres mundanos...
A noite me traz pessoas cada vez mais vazias, cada vez
mais pintadas de perfeição e tristeza .
Uma hora!!! Sinto um leve pesar nos
olhos, quase posso dormir... Desligo a TV e me envolvo do aconchego da cama...
Duas horas e o pesar dos olhos se deteve a pequena vontade de dormir, só
vontade... Assim como as vontades que me rodeiam a falta de sono...
Agora,
posso ser quem eu quiser: desenho, pessoa, bicho... Posso ser tudo, mais o
barulho que o vento faz na falta de luz me torna nada, uma mera expectadora danoite...

Velo o sono, e o sono não vêm...
Na TV mais nada, nem mesmo a
mentira humana... Resta-me tornar a letra de alguma musica de Arnaldo, ou algum
verso de Clarice.
Os ponteiros do relógio parecem cada vez mais
lentos...minha ansiedade pelo nascer do dia chega a me doer.

Espero com o
coração já me saindo do peito pelos primeiros raios de sol, eles me acalmam.
O dia faz das pessoas mais bonitas, elas nem parecem tão triste quando a
maquiagem cobre a verdade das noites de insônia.



(Camila Muniz)