Por Camila Muniz:
...
Junto cada um dos pedaços
e costuro, remendo cada parte de importância de volta
A colcha de retalhos se compõe de cores e texturas
ela perde e ganha pedaços imenda aqui pra ficar igual
pedaços iguais quase não são encontrados
a colcha se veste de linhas de ternura e achados
É como se a linha invisível arrematasse cada pedacinho para não se perder.
Cada ponto unindo pedacinhos de mim para formar um só.
As cores se misturam... Sinto vertigens
Retalhos se unem...alguns nem sei porque
Forço a costura frouxa em farrapos que vem e vão... Lembranças!
Misturo o tecido novo ao velho pedaço de pano do chão...
uno o que foi com o que é,
É assim que se constroem colchas, vidas, colchas.
É incrível como alguns tecidos nunca se desfazem,
eles continuam ali, sempre, esperando o momento de serem juntados
no alinhavo que prende, arremata e torna forma.
É indelicada a afeição pelos novos panos,
Serão frágeis, "rasgáveis", felpudos? Ainda não posso dizer,
Só me resta correr a linha entre os fios que a formam, para formar em mim... minha colcha de Retalhos...
Abraço-me na colcha que aos poucos se faz.
Uma vida para uma colcha de retalhos de feitio terminado,
Sempre existem pedaços podres a serem retirados, e tecidos nobres a serem remendados.
Os tecidos se tornam a linha do meu viver...me encarrego de carregar agulha e linha nos bolsos...alguns tecidos são tão raros que devemos ser cuidadosos,
costurá-los rapidamente a nossa colcha, antes que eles se desmanchem no tempo.
Vou usar fios de ouro para costurar minha colcha de retalhos,
eles são mais fortes. fios brilhantes para deixar em mim
o brilho dos retalhos de musica, de amigos, de sonhos e esperança.
È trabalhoso fazer uma colcha de retalhos...